NOSSA INSTITUIÇÃO

Fundada em 2001 por professores universitários, artistas e familiares de jovens que participavam das oficinas, a ALC surge para legitimar o trabalho político/pedagógico de artistas do município, a partir da sua criação incorporou oficinas de circo social que vinham sendo desenvolvidos pela Troupe Aerocircus e atualmente vem realizando diversos projetos que utilizam o circo como instrumento. Em 2003 realiza uma primeira mostra de circo com diversas cias. de novo circo e apresentações de projetos sociais que utilizam a linguagem circense, no ano de 2004 cria a Escola de Circo de Londrina com duas principais linhas de atuação: Profissionalização do artista circense e um curso livre. A ALC participa de diversas ações de inserção do segmento, priorizando e participando do processo de criação e desenvolvimento de políticas públicas especificas para a área, estando presente na Rede Circo do Mundo-BR, Rede Cultural Mercosul e Programa Rede da Cidadania, alem de constantes participações em fóruns e discussões na área Cultural em nosso país e no Mercosul. O Circo enquanto cultura detém diversos conceitos que hoje estão perdidos dentro do núcleo familiar, acreditamos que durante o desenvolvimento das oficinas colocamos crianças e jovens em situação de risco em contato com a arte e o mundo do circo, estimulando a formação de uma consciência crítica e a tomada de atitudes transformadoras sobre o mundo, possibilitando aos jovens a descoberta de outros caminhos, outras possibilidades.



Contate-nos

Fone: 43 - 3322-3708 - 9115-6194

Rua Acre, 315 - Centro

CEP: 86026-500

Londrina - PR

FESTIVAL DE CIRCO DE LONDRINA

FICHA DE INSCRIÇÃO PARA OFICINASFicha.html

O festival de circo de Londrina promove importantes oficinas e palestras que contemplam a segurança no circo e abordagem de técnicas circenses especificas (báscula, peti volant, adágio, icarios, arame, banquine entre outras), além de uma fazer uma profunda reflexão sobre aspectos estéticos e pedagógicos das artes circenses. O festival possibilita e promove o intercâmbio de artistas profissionais de Londrina e do sul do país com outras partes do país e mercosul, contribuindo com a evolução estética e educativa da área, estimulando o censo crítico do público e dos participantes enriquecendo os valores estéticos de nossos produtos e bens culturais populares.

Contribui também para um processo de reflexão sobre o circo no Brasil e produz conhecimentos sobre este segmento, trocando com outros artistas, gestores e coordenadores de projetos e escolas de circo participantes.