Fale conosco
< voltar

NotíciaS

23 out

Geral

FESTIVAL DE CIRCO DE LONDRINA REALIZA 16a. EDIÇÃO COMPLETAMENTE ONLINE

 

A programação de um dos mais tradicionais festival de circo do país, reúne artistas de vários países e se destaca ao promover debates sobre o papel social do circo, formações para educadores e uma série de espetáculos para toda família.

Troupe Aero Circus, de Londrina , estreia espetáculo novo no XVI Festival de Circo de Londrina.

Na próxima terça (27) é dada a largada para o XVI Festival de Circo de Londrina (FCL), evento tradicional do calendário circense latinoamericano e presença garantida na agenda cultural de Londrina, a capital brasileira dos festivais. Em meio aos desafios de produzir e promover a cultura em meio a pandemia da covid-19, a Associação Londrinense de Circo (ALC), em parceria com a Rede Circo do Mundo Brasil, a Pluriverso e a Cultivo Comunicação, empreende uma versão completamente online em 2020, com uma programação gratuita que vai até o dia 01 de novembro (veja a programação)

Troupe Luz da Lua, de Foz do Iguaçu, apresenta a perforance Circo no Quintal das Cataratas, gravado nas cataratas de Foz do Iguaçu.


Este ano o Youtube Circo Londrina será o picadeiro principal dessa empreitada inovadora, que nasceu em 2003 com o objetivo de projetar a produção circense da própria cidade. Em sua primeira edição online não poderia faltar os tradicionais cabarés, que são os espetáculos de variedades compostos por números de diferentes modalidades. Na terça (27) e quinta (29), às 22h, acontece o Cabaré Virtual, com artistas que foram selecionados através da Chamada Criativa. Na quarta (28) às 20h é a vez dos ex-alunos e alunas da Escola de Circo de Londrina celebrarem o reencontro de diferentes gerações de profissionais em uma apresentação inédita, que será conduzida ao vivo pela Troupe Aerocircus.

Coletivo Pandoras, de Goiânia, traz os espetáculos PASTRANA e A VISITA DE CHICO, reforçando a pauta social do festival pelo viés do feminismo.

A programação artística traz ainda uma série de espetáculos criados especialmente para internet. Já na sexta (30) tem Esquadrão Bombelhaço, com o Circo Teatro Palombar, da Cidade Tiradentes São Paulo (SP). Sábado (31) é a vez das Pandoras, de Goiânia (GO), apresentarem os espetáculos Pastrana e A Visita de Chico, usando da comicidade para provocar reflexões sobre as mulheres na arte e na sociedade. A série de espetáculos do FCL encerra com a estreia de show inédito da Troupe Aerocircus, com Aerocircus ao Ar Livre, às 18h do domingo (01).

 

Circo e cidadania

Nem só de espetáculo vive o circo e a prova disso é a diversidade da programação formativa e de debates do 16° FCL. A série #CircoEmPauta reunirá de terça à sexta, sempre às 16h, artistas, pesquisadores e outros especialistas de diversas áreas em bate-papos ao vivo.

 

A série inicia com o tema A educação libertadora do circo, com Zezo Oliveira, Rodolfo Cascão e a mediação de Maneco Maracá. Já quarta é a vez de Galiana Brasil e Rodrigo Dourado debaterem sobre uma Cultura para a diversidade, sob a mediação de Fátima Pontes. Na quinta o FCL recebe Moema Viezzer e o Circo Os Kaco para refletir sobre Cultura e Educação para a Sustentabilidade, sob a mediação de Dado Guerra. Encerrando a série, na sexta será a vez dos pesquisadores André Gonçalves Oliveira e Cláudio Barria debaterem sobre O giro descolonial do corpo no circo social, com a mediação de Sérgio Oliveira.

 

A série #CircoEmPauta integra uma programação especial do FCL que compõe um ciclo de formações promovido em parceria com a Rede Circo do Mundo Brasil (RCMBr). Além dos debates ao vivo e abertos ao público, o festival contará com uma edição de formação para educadores de circo social, oferecido especialmente 30 profissionais que integram as equipes pedagógicas das organizações integram a RCMBr. Cada dia uma regional desta organização nacional será responsável por abordar temas como Cultura popular e aprendizagem no circo social, Metodologias pedagógicas e pilares do circo social, além de Interseccionalidade: o racismo estrutural.


Arte e educação e o diálogo com as políticas públicas

O festival traz ainda uma programação que é resultado das experiências que a Associação Londrinense de Circo vem desenvolvido em diálogo com as políticas públicas de assistência social do município de Londrina. Na terça (27), às 18h será exibido o Samba da transformação, uma roda de samba produzida ao longo das oficinas do projeto Arte e Educação na Casa Bom Samaritano e Morada de Deus.

 

Já na manhã de sábado (31) , será a vez de debater sobre o Circo, cidadania e infâncias, e um bate-papo ao vivo entre as equipes da ALC, do Lar Anália Franco e do Nuselon com a secretária municipal de assistência social de Londrina, Jacqueline Micali, as juízas Cláudia Catafesta e Camila Tereza Gutzlaff Cardoso , além da promotora de justiça Joselaine Aleteia de Andrade. Abrindo a live tem a apresentação de performance circense de crianças e adolescentes atendidas pelo projeto Arte Educação.

 

SERVIÇO

O quê: XVI Festival de Circo de Londrina

Quando: 27 de outubro a 01 de novembro

Onde: Youtube Circo Londrina - https://www.youtube.com/channel/UCOa1gjJGzD-shi4sqWOjzDA

Quanto: gratuito

Acompanhe: www.instagram.com/circolondrina

ContatO

Associação:
(43) 3322 3708
Av. Saul Elkind, 836-872 - Londrina / PR

Paulo Libano: +55 (43) 99161 0170
(responsável)

Sergio Oliveira: +55 (43) 99115 6194
(responsável)

Design:Lasca Studio
Desenvolvimento:Programatório
Todos os direitos reservados.