Fale conosco

O Que FAzemos

Projetos nas Escolas

A Secretaria Municipal de Educação por meio dos projetos de Circo; Ballet; Ginástica Rítmica; Psicomotricidade e Teatro, atua nas Escolas Municipais com a Associação Londrinense de Circo, e procura promover atividades culturais, e garantir o acesso à cultura e a possibilidade de aprendizado no contraturno escolar, pensando no tempo em que muitas crianças ficam ociosas.

CIRCO: O objetivo geral do projeto Circo nas escolas é proporcionar, através das artes circenses, uma prática arte educativa que potencialize os processos de socialização e de estímulo à criatividade, além de ampliar seus repertórios culturais e desenvolvimento de habilidades e consciência corporal dos alunos. Contribuímos assim, também com a ampliação da jornada escolar em diálogo e articulação com as linguagens artísticas, auxiliando no desenvolvimento integral dessas crianças garantindo acesso a espaços de criatividade e de diversidade cultural.

E assim, promovem o acesso de centenas de crianças à arte circense, possibilitando o contato com capacidades físicas e criativas através da coletividade e do desenvolvimento artístico pedagógico. Visando assim atender cerca de quinhentas crianças do 1° ao 5° ano da rede pública, de treze Escolas de Londrina e distritos rurais, dentre elas: EM Maria Cândida Peixoto Salles; EM Armando Rosário Castelo (Distrito Rural de Paiquerê); EM Juliano Stinghen; EM Corina Okano (Distrito Rural de Maravilha); EM Gaspar Velozzo; EM Maria Irene Vicentini Theodoro; EM Aracy Soares dos Santos (Distrito de Irerê); EM Nara Manela; EM Salim Aboriham; : EM Bento Munhoz da Rocha ( Distrito de Lerrovile); EM Trabalho e Saber ( Eli Vive 1); EM Egídio Brunetto ( Eli Vive 2 ); EM Vitório Libardi ( Distrito Rural de Guairacá).

BALLET: Desenvolver oficinas de Ballet e da dança com crianças da rede municipal de educação, entendendo essa prática como uma atividade lúdica e formativa,voltada a beneficiar principalmente as crianças na primeira infância das escolas da rede municipal de ensino. O Ballet associa os benefícios de um exercício físico ao prazer e beleza da dança, auxiliando no desenvolvimento de habilidades sensoriais, cognitivas e emocionais. desenvolve na criança habilidades de comunicação, traz noções de respeito ao próximo, respeito aos limites individuais e de grupo e acaba por possibilitar a construção de fortes laços de amizade.

GINÁSTICA RÍTMICA: O projeto busca reconhecer e valorizar a diversidade cultural e artística presente na ginástica rítmica, respeitando as diferenças e as singularidades de cada um, promover o autoconhecimento, a autoconfiança, a autonomia, a cooperação e a responsabilidade na realização das atividades individuais e coletivas da ginástica rítmica. Buscando assim. estimular a saúde, o bem-estar, a qualidade de vida e a prevenção de lesões por meio da ginástica rítmica, adotando hábitos saudáveis de alimentação, hidratação, alongamento e aquecimento. Conhecer a ginástica rítmica e as suas principais modalidades, características, regras e implementos (corda, arco, bola, maças e fitas).

PSICOMOTRICIDADE: Desenvolver oficinas de psicomotricidade e fazer do corpo uma síntese integradora da personalidade, reformulando a harmonia e o equilíbrio das relações entre a esfera do psiquismo e a esfera do motor, por meio do qual a consciência, aqui encarada como dado imediato e intuitivo do corpo, se edifica e se manifesta com a finalidade de promover a adaptação a novas situações, assim, mobilizando e reorganizando as funções psíquicas emocionais e relacionais do indivíduo em toda a sua dimensão experiencial, desde bebê até a velhice, desta forma, aperfeiçoar a conduta consciente e o ato mental, onde emerge a elaboração e a execução do ato motor.

TEATRO: Desenvolver oficinas de teatro promovendo o contato com a arte cênica, proporcionar a aproximação dos indivíduos e criar relações que possam permitir a integração dos alunos e comunidade escolar junto a sociedade, utilizando o teatro como elemento de contribuição na formação cidadã dos envolvidos. Buscando explorar diferentes formas de expressão dramática, como jogos teatrais, contação de histórias, dramatização, mímica, formas animadas, teatro de sombras, teatro físico, entre outras, para comunicar ideias e sentimentos. Também busca experimentar e analisar diferentes possibilidades de uso do espaço cênico, do tempo, do ritmo, do movimento, da voz, do silêncio, do som, da luz, do figurino, da maquiagem, do cenário e dos objetos na criação de performances, interações e espetáculos teatrais. Além de investigar e utilizar procedimentos e recursos da dramaturgia, da encenação, da atuação e da recepção teatral, em diálogo com a tradição e a experimentação, para aprofundar e expressar suas poéticas pessoais e coletivas.

ContatO

Associação:
(43) 3322 3708
Av. Saul Elkind, 836-872 - Londrina / PR

Paulo Libano: +55 (43) 99161 0170
(responsável)

Sergio Oliveira: +55 (43) 99115 6194
(responsável)

Design:Lasca Studio
Desenvolvimento:Programatório
Todos os direitos reservados.